Foo Fighters [Biografia]



Foo Fighters é uma banda de rock dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995, após a dissolução de sua antiga banda, o Nirvana, ícone do “som de Seattle” (vulgo “grunge”). Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na segunda guerra mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs.



A ‘’banda’’ iniciou-se após a morte de Kurt Cobain, em 1994. Pouco depois Dave grava seu primeiro disco [praticamente solo], que com exceção da Guitarra de ‘’X-static’‘, Dave tocou todos os instrumentos das faixas.



Porém, Dave não queria uma ‘’banda’’ de um só membro. Foi então que convidou Nate Mendel (ex-Sunny Day Real Estate) e o baterista William Goldsmith. Pat Smear que era um membro não oficial do Nirvana, foi adicionado como segundo guitarrista, completando assim a banda.



Seu primeiro single “This Is a Call” foi lançado em junho de 1995, e o álbum de estréia no mês seguinte. “I’ll Stick Around” e “Big Me” foram os próximos singles lançados nos meses seguintes.



Em 1997 Dave Grava o cd The Colour and The Shape, em Seatle com o produtor Gil Norton, e após a banda ter conflitos entre Dave e William, este segundo deixou a banda.



Após a saida de William, Dave teve que regravar toda a parte da bateria no cd, onde compôs, por increvel que pareça, em uma semana!



Dave, mais do que tudo, precisava de um novo baterista, que até então contatara Taylor Hawkins (baterista de turnê da Alanis Morissete), sob a possibilidade da indicação de um bom músico, foi então que Taylor se voluntariou para a banda. Aceito na hora!

Em 1997, em pleno VMA (Video Music Awards) Pat Smear (segundo guitarrista), anunciou sua saída.



No final de 2001 a banda gravou seu quarto album: One by One.



Em 14 de junho de 2005 foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Dave citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.

A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas de selecionadas em três concertos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD.